sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exercícios posturais

Invista algum tempo em você!


Existem gestos que melhoram a sua postura e permitem prevenir dores e lesões. Enrole uma lycra de exercício na parte superior dos joelhos e inicie a abdução das pernas, afastando-as e juntando-as. Quando as afastar, sinta que trabalha os músculos dos glúteos e abdutores. Repita 10 a 12 vezes.
Segure a lycra com ambas as mãos. Estique os braços acima da cabeça e, mantendo os pés bem apoiados no chão, faça uma flexão do tronco, deixando-o cair para um lado e depois para o outro. Sinta o alongar dos músculos oblíquos do abdómen do lado oposto ao da flexão do tronco. Repita 10 vezes para cada lado.

 Com a lycra à frente do peito e os braços esticados, estique-a ao mesmo tempo que eleva os ombros às orelhas (inspire) e depois baixa (expire).

Com este exercício trabalha os ombros e promove a mobilidade das omoplatas. Repita 10 a 12 vezes.


Sugerimos-lhe agora outro exercício com a mesma função. Deite-se sobre o tapete de barriga para cima.



Coloque a lycra nas mãos e vá subindo a cabeça e o tronco até as mãos tocarem os joelhos.

 Estique as pernas mantendo os calcanhares juntos. Segure a lycra, esticando-a nas mãos. Deite-se acomodando o cóccix e com a sua coluna lombar relaxada no colchão.


Solte os ombros e relaxe a cabeça, que agora está apoiada no colchão. Se não tiver problemas nos ombros, leve os braços atrás esticados e pare quando estes estiverem à largura do seu campo de visão.

Suba os braços até à posição vertical (como se fosse tocar no tecto) e, afastando o elástico, suba a cabeça e enrole o tronco, levando depois os braços à frente, junto aos pés.

Este exercício trabalha o abdómen e alonga a parte de trás das coxas e da coluna lombar. Desça devagar e repita os dois movimentos seguidos 6 a 8 vezes. Termine com uma sessão de alongamentos.